O que é e o que faz a rede brasileira de calibração – RBC

A Rede Brasileira de Calibração, também conhecida como RBC ou calibração acreditada, foi constituída em 1980 para congregar competências técnicas e capacitações vinculadas a institutos tecnológicos, universidades e indústrias. Ela integra laboratórios credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), segundo as exigências da norma NBR ISO/IEC 17025, para a realização dos serviços de calibração em todo o país.

Ao contrário do que possa parecer, a calibração não é um serviço de manutenção, mas sim um procedimento de verificação da eficácia do instrumento de medição. Para isso, no entanto, é preciso que o serviço seja efetuado por profissionais qualificados e laboratórios em total consonância com os padrões de qualidade do Inmetro.

Resultados errados podem gerar  prejuízos de todos tamanhos e naturezas às empresas, sejam materiais, econômicos ou imateriais, afetando a sustentabilidade das empresas e podendo, inclusive, custar vidas. Portanto, sempre que necessária, a calibração deve ser feita por um dos laboratórios da Rede Brasileira de Calibração.

 

Laudo só tem validade com o selo da Rede Brasileira de Calibração

É interessante ressaltar que laboratórios ou empresas contratadas para efetuar a calibração que não sejam autorizados pela Rede Brasileira de Calibração podem até custar mais em conta, mas muito provavelmente emitirão laudos sem validade.

Na verdade a prática se mostra uma falsa economia, uma vez que o laudo obtido através de uma empresa não credenciada pela RBC pode, além de não ter valor em audições para obtenção de certificação de qualidade – essencial para aumentar a credibilidade da empresa no mercado – pode ter o resultado comprometido.

Como manter equipamentos de medição sem calibração ou com a calibração feita sem o devido controle de qualidade pode ser bastante perigoso, os reflexos geralmente se mostram no desempenho geral da empresa.

É comum haver um custo a médio e longo prazos bem maiores com manutenções corretivas, indenizações por conta do aumento de acidentes de trabalho, desperdício de matérias-primas, alto consumo de energia elétrica, baixa qualidade do produto final por conta de equipamentos mal ajustados e perda de competitividade no mercado.

Calibração RBC e calibração rastreada: qual a diferença? 

A Rede Brasileira de Calibração é parte fundamental da estrutura do sistema metrológico brasileiro, operando de acordo com procedimentos harmonizados com os similares internacionais e em sintonia com os laboratórios metrológicos do Inmetro.

Todos seus padrões são rastreáveis, coordenando e buscando meios de assegurar o atendimento às mais diversas necessidades de todos os setores, de forma compatível com suas especificidades e diferentes níveis de desenvolvimento econômico.

No entanto, muitos gestores ainda confundem a calibração RBC com a calibração rastreada. Na verdade  quando uma oficina ou laboratório se diz com massas ou padrões rastreados RBC, mas não é integrante da Rede Brasileira de Calibração, não há garantia de qualidade técnica, nem que mantenha uma cadeia de rastreabilidade – já que não possuem o selo de acreditação do Inmetro. Isso significa que a empresa faz a calibração sem o conhecimento no Inmetro.

No entanto, quando todos os requisitos metrológicos constantes do item 7.6 da Norma NBR ISO 9001 são atendidos e são supridas as evidências de rastreabilidade dos padrões o método de calibração rastreada é perfeitamente aceitável.

 

Normatec e a Rede Brasileira de Calibração

A Normatec tem certificados de calibração emitidos dentro do conceito de rastreabilidade da Rede Brasileira de Calibração, sendo realizada por um laboratório rastreado e com instrumentos que atendem aos padrões de qualidade do Inmetro.

A Normatec realiza quase duas dezenas de tipos de calibração dimensional, 5 tipos de calibração de massa, 6 físicas e químicas, 4 calibrações de força, 8 de pressão, 14 calibrações de temperatura, 4 de tempo e 10 calibrações de volume.

Além da calibração em instrumentos de medicação a Normatec faz ainda inspeção inicial, periódica ou extraordinária em caldeiras e vasos de pressão, além de consultoria técnica especializada para adequação aos requisitos da NR-13, e manutenção em válvulas de segurança e controle, reguladoras ou redutoras.

Não abra mão de um serviço de calibração com qualidade e um laudo que seja reconhecido em caso de auditoria para obter uma certificação. Muito mais importante do que uma aparente economia são os níveis de segurança no trabalho, a competitividade da sua empresa e a consolidação da marca no mercado.

Entre em contato conosco e conheça de perto os serviços da Normatec.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Fale conosco via Whatsapp!
Powered by