5 Fatores fundamentais a observar em uma empresa de calibração.

Instrumentos de medição são muito comuns na maioria dos setores industriais, assim como no comércio de produtos e serviços. No entanto, a falta de calibração periódica pode gerar diversos problemas.

A calibração dos instrumentos de medição, portanto, é fundamental para a segurança no trabalho e a competitividade do negócio. Há vários fatores que podem influenciar a escolha da empresa de calibração.

Localização geográfica do laboratório, preço do serviço, importância do instrumento de medição a ser calibrado são alguns deles, mas não devem ser os únicos. Há vários outros critérios que devem ser observados diversos critérios para que a calibração seja realmente eficiente.

Veja agora 5 fatores fundamentais que devem ser levados em conta na hora de escolher uma empresa de calibração.

1 – Ter procedimentos acreditados pela RBC

A empresa ou laboratório de calibração deve possuir procedimentos acreditados pela Rede Brasileira de Calibração (RBC), órgão que reúne entidades credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), enquadrados nas NBR ISO/IEC 17025. O laudo resultante da calibração é essencial para a obtenção de certificações de qualidade, mas só tem validade se estiver em conformidade com os padroes da RBC.

 

2 – Ter profissionais altamente qualificados

Funcionários qualificados e motivados a prestar o melhor serviço e todas as informações necessárias é outro fator fundamental na hora da escolha da empresa de certificação. É extremamente importante que a mão de obra seja especializada em metrologia.

 

3 – Ter um bom nome no mercado

Pesquise sobre a idoneidade da empresa de calibração na internet e entre as demais empresas do ramo. Busque possíveis processos nos órgãos de defesa do consumidor, informe-se sobre o grau de satisfação dos clientes. Se possível, peça um portfolio dos serviços prestados e clientela usual. A empresa de calibração de instrumentos de medição deve ter uma marca sólida no mercado e vasta experiência no setor.

4 – Ter estrutura planejada para oferecer serviço competente e rápido

A estrutura da empresa deve ser planejada de forma a oferecer o melhor serviço de calibração de instrumentos de medição de forma rápida e eficiente. Muitas vezes depende da agilidade do serviço a continuidade do fluxo de produção, portanto a calibração deve ser feita no menor espaço de tempo possível.

5 – Contar com equipamentos específicos e de última geração

A qualidade dos equipamentos é fundamental para a assertividade da calibração de instrumentos de medição. A empresa deve contar com equipamentos específicos para que a calibração seja realizada com o máximo de precisão possível.

 

Porque a calibração de instrumentos de medição é tão necessária

Vale lembrar que a calibração periódica ou preventiva dos instrumentos de medição pode evitar diversos prejuízos à empresa, tanto físicos quanto financeiros. Dela muitas vezes depende a segurança no trabalho de seus funcionários, evitando afastamentos ou óbitos por acidentes, explosões ou vazamento de produtos tóxicos ou nocivos à saúde.

Cabe lembrar também que a calibração é hoje um fator de competitividade no mercado, uma vez que garante a qualidade do produto a ser comercializado, mantém o ritmo da produção evitando atrasos na entrega e gera economia por evitar desperdício de matéria-prima. Dessa forma é possível oferecer um preço mais justo ao consumidor ou melhorar a margem de lucro.

Além disso, os resultados da calibração do instrumento de medição, expressos no certificado fornecem informações que podem auxiliar na tomada de decisões gerenciais, como correções e o estabelecimento da correspondência entre a indicação do instrumento de medição e o valor padrão.

Na hora de escolher a empresa de calibração de instrumentos de medição venha conhecer os serviços da Normatec, expert na área e com vasta experiência no mercado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Fale conosco via Whatsapp!
Powered by