Quais as principais dúvidas sobre Calibração RBC

São tantos os aspectos que envolvem o planejamento, produção, distribuição, divulgação e venda de um produto ou serviço, que é comum o gestor não ter conhecimento muito específico sobre os aspectos que a calibração RBC. Com isso, muitas vezes as dúvidas se acumulam e ele acaba não fazendo a calibração regular adequada nos instrumentos de medição, o que gera diversos riscos e prejuízos para a empresa. Conheça as principais perguntas sobre calibração RBC e tire suas dúvidas!

O que é calibração?

Calibração de instrumentos de medição é um procedimento de verificação de eficácia de todo e qualquer instrumento de medição, de manômetros a termômetros, de balanças a bombas de gasolina, garantindo a precisão dos resultados e a qualidade do produto ou serviço prestado. Ela só deve ser efetuada por profissionais devidamente qualificados.

O que é RBC?

A Rede Brasileira de Calibração foi criada em 1980 para integrar laboratórios credenciados junto ao Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) para a realização de calibração de instrumentos de medição em todo o país. Também conhecida como calibração acreditada, ela está de acordo com as exigências da norma NBR ISO /IEC 17025.

Todos os instrumentos de medição precisam ser calibrados? De quanto em quanto tempo?

Sim, todos os instrumentos/equipamentos de medição que tenham influência direta no resultado do produto final precisam ser calibrados, independentemente  da etapa na qual esse instrumento seja usado. A frequência, no entanto, varia de acordo com o instrumento e a frequência com a qual é usado.

A calibração é obrigatória?

A calibração de instrumentos de medição é obrigatória para as empresas que são certificadas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 Anvisa, portarias técnicas do governo, entre outras. De qualquer forma, a calibração é de extrema importância para garantir a qualidade dos equipamentos e do produto final, além de agir preventivamente na área da segurança no trabalho e como redução de custos.

Onde equipamentos e instrumentos de medição podem ser calibrados?

A calibração de instrumentos de medição deve ser feita pelas empresas e laboratórios credenciados pelo Inmetro, pertencentes à RBC ou que possuem rastreabilidade dos seus certificados Padrão.

O que é certificado de calibração?

O certificado de calibração é um documento gerado a partir da calibração e emitido por um laboratório cujos processos são adequados à norma NBR ISO /IEC 17025, com padrões de referência rastreados ao Inmetro/RBC ou a organismos internacionais.

Para que serve o certificado de calibração?

O certificado de calibração serve para que o cliente tenha conhecimento sobre os erros de medição que ocorriam no instrumento de medição no momento em que a calibração foi efetuada. Dessa forma ele pode corrigi-los no próximo uso, o que torna a calibração ainda mais eficiente e confiável.

Quem deve comprar o serviço de calibração?

O serviço de calibração deve ser comprado por empresas certificadas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 Anvisa, portarias técnicas do governo, entre outras – ou que forneçam esses certificados para outras empresas; que realizem Inspeções de qualidade para grandes empresas, como Petrobras; que tenham  produtos certificados na Anvisa ou no Inmetro.

Também devem comprar o serviço de calibração empresas que forneçam produtos para grandes empresas ou autarquias, como Petrobras, Metrô, Vale do Rio Doce, Usiminas, Universidades Estaduais e Federais, entre outras; que realizem medições de Segurança do Trabalho; e/ou que forneçam para ramos onde a segurança seja um fator crítico como aviação, marítimo, alimentício, farmacêutico, hospitalar, automotivo, entre outros.

Qual a diferença entre calibração acreditada RBC e calibração rastreada?

O certificado de calibração emitido por um laboratório de calibração pertencente a RBC é aceito em mais de 50 países, uma vez que o Inmetro participa de acordos internacionais para a padronização dos métodos, normas, sistema internacional de medidas, padrões primários de referência, etc.

A calibração feita por um laboratório à RBC tem garantia de avaliação de sua competência, com base em métodos padronizados e atestados. Assim, a calibração acreditada RBC é reconhecida pela Coordenação Geral de acreditação (CGCRE) do Inmetro e outros órgãos internacionais.

A calibração rastreada, por sua vez, precisa de uma rastreabilidade à RBC. O termo rastreado indica que a calibração não faz parte da RBC, mas que os padrões usados na calibração do seu instrumento foram calibrados em laboratório acreditado ou RBC e o laboratório não é auditado pelo órgão de acreditação do Inmetro.

Enquanto os laboratórios acreditados passam por rigorosas avaliações periódicas onde todo o processo que envolve a calibração é verificado e corrigido, se necessário, para os laboratórios rastreados, a única exigência é que os padrões utilizados tenham sido calibrados em um laboratório acreditado.

Quer saber mais, ainda ficou alguma dúvida? Venha conversar com os especialistas na Normatec e descubra como melhorar ainda mais os resultados da sua empresa!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Fale conosco via Whatsapp!
Powered by