Como a manutenção e calibração de válvulas tem contribuído com a qualidade nas indústrias

O nível de concorrência se multiplicou nos últimos anos com a globalização – hoje qualquer indústria pode ter como concorrente direto alguém que está do outro lado do mundo. Fronteiras caíram, os mercados aumentaram, mas também ficaram mais acirrados. Com isso, a calibração de instrumentos se tornou um fator competitivo, já que assegura a qualidade do produto ou serviço e consolida cada vez mais a marca no mercado. Da mesma forma, portanto, a calibração de válvulas melhora o desempenho da fábrica, favorecendo a sua sustentabilidade.

Manutenção de válvulas ajudam na tomada de decisões

Não é à toa que uma das áreas que mais ganha importância ao longo dos anos é a qualidade industrial.

Ela pode ser mensurada de várias formas: quando o produto ou serviço atende às necessidades do cliente ou consumidor e quando o produto é produzido de acordo com especificações pré-definidas, por exemplo.

Para isso, é preciso que o controle de qualidade esteja presente em todas as etapas do processo industrial, principalmente na manutenção e calibração de válvulas.

A gestão de qualidade, por sua vez, surgiu durante a Segunda Guerra Mundial para a correção de erros em produtos bélicos, mas hoje são próprios consumidores que exigem cada vez mais qualidade em produtos e serviços.

Essa inversão de atitudes pressiona a indústria a evitar desperdício de materiais, buscar alternativas mais amigas do meio ambiente para evitar a escassez de matéria prima, e a procurar superar a concorrência em busca da fidelização de clientes e captação de novos consumidores.

A correta calibração de válvulas de processo, portanto, ajuda a fábrica a melhorar seus procedimentos e alcançar uma alta qualidade frente à concorrência, já que é preciso continuamente aprimorar produto e serviço visando tornar a indústria competitiva e ativa no mercado.

Por outro lado, ela também propicia que o gestor tome decisões mais assertivas, já que se o equipamento apresenta um erro e ele não é conhecido, esse erro afetará não apenas os produtos, mas também set-ups, análises de matéria prima e qualquer decisão em relação a qualquer etapa do processo em que esse equipamento for utilizado.

Esses erros são detectados e descritos no laudo de calibração resultante do procedimento de ensaio da válvula. É bom ressaltar, no entanto, que a confiabilidade do laudo só é assegurada quando emitido por uma empresa de calibração que possui procedimentos pré-definidos pela RBLE.

Calibração de válvulas evita a dependência da inspeção em massa para garantir a qualidade do produto

Cada vez mais sabe-se que a melhor forma de garantir a qualidade do produto não é através da inspeção do produto final, mas sim pelo monitoramento da atividade e a manutenção periódica adequada dos equipamentos.

A melhora constante do sistema produtivo é que instaura qualidade na indústria, criando soluções e otimizando todas as etapas, reduzindo custos com retrabalho e desperdício de peças que não se enquadram no padrão original de qualidade.

Dessa forma, a calibração de válvulas tem influência direta na qualidade industrial, ao mesmo tempo em que é um fator preventivo. Ela não só mantém os padrões da produção como evita problemas futuros, como tempos ociosos por quebra de equipamento, por exemplo.

É importante lembrar que assim como qualquer outro equipamento de medição, as válvulas também têm uma determinada vida útil, tendendo a degradar seu desempenho com o passar do tempo – fato muitas vezes esquecidos pelos gestores de qualidade.

Por isso a necessidade de avaliação do desempenho das válvulas ao longo do tempo e sua calibração é fundamental para a confiabilidade dos resultados e na obtenção da qualidade de produtos e processos.

Calibração de válvulas também é uma questão de segurança

A calibração de válvulas garante a continuidade e qualidade da produção para que as metas sejam alcançadas, mas também é de suma importância em outros aspectos. A segurança de funcionários e a integridade física da empresa são asseguradas pelo ensaio e ajuste das válvulas / dispositivos de segurança, de acordo com a determinação da NR-13).

Como diversos serviços são realizados através de válvulas que aliviam e/ou controlam a pressão, se não estiverem bem ajustadas pode haver vazamentos e até explosões.

Incidentes do tipo costumam gerar grandes prejuízos humanos e financeiros, que, dependendo de suas dimensões, podem significar até mesmo o fechamento da indústria.

Portanto, como estar em boas condições de uso é fundamental para seu bom funcionamento, é preciso ficar atendo às especificidades de cada válvula para que sua calibração seja correta.

Precisa de uma empresa especializada e com larga experiência em calibração de válvulas e instrumentos de medição? Venha conhecer a Normatec e converse com nossos especialistas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Fale conosco via Whatsapp!
Powered by