CALIBRAGEM OU CALIBRAÇÃO: QUAL O CORRETO?

 

 

Os termos são bastante parecidos, mas será que significam a mesma coisa? Afinal, qual o correto: calibragem ou calibração de instrumentos de medição? Muito provavelmente você já ouviu vários profissionais usando ambos – mas mais do que a distinção na grafia, o ideal é compreender o significado de cada termo e como, na prática, podem impactar a sua empresa.

Em que casos a calibração ou calibragem é necessária

Você sabe exatamente quantas vezes seu equipamento já desperdiçou matéria prima porque o instrumento de medição não estava calibrado? Tem noção do quanto poderia ter economizado ou melhorado a receptividade do seu produto no mercado se os padrões de qualidade estivessem sendo cumpridos?

Para garantir o bom funcionamento dos instrumentos de medição é preciso um conjunto de processos que os mantenham de acordo com as normas estabelecidas. Esse alinhamento da margem de medição de um aparelho para evitar a ocorrência de erros é justamente a calibração de instrumentos de medição.

É bom lembrar que todos os instrumentos de medição devem ser calibrados, o que muda é apenas a periodicidade e a especificação de acordo com o tipo de equipamento.

Garantia de qualidade, segurança e corte de desperdício

Para que um produto ou serviço se mantenha dentro dos padrões de qualidade estabelecidos e se mantenha em vigor o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estabelece uma variação de grandezas às quais a medição deve ser submetida.

Quando é feita a calibração de um instrumento de medição é gerado um selo, ou certificado, atestando que essas grandezas estão no padrão adequado.

Com isso, o consumidor, por exemplo, tem a certeza de estar levando a quantidade que foi paga, por exemplo, ou o próprio empresário evita que um voltímetro, que mede a tensão elétrica em circuitos, provoque um curto circuito, que pode resultar em incêndio, por causa da leitura errada de uma mudança de tensão.

A calibragem, por outro lado, nada mais é do que o simples ato de fazer a calibração – e por isso o termo também é utilizado por vários profissionais do ramo. Ou seja, como a calibragem é o ato de ajustar os instrumentos de medição de acordo com determinados parâmetros, ambos os termos estão corretos.

 

Calibração RBC e calibração rastreada

O que acontece é que a calibragem pode ser realizada através da calibração rastreada ou calibração RBC. A nomenclatura para ambos os tipos, portanto, também acaba ajudando a fazer com que o termo calibração seja mais popular.

A diferença entre a calibração RBC e a rastreada é que, no primeiro caso, a calibragem é realizada por um laboratório ou empresa acreditada diretamente por um órgão autorizado pelo Inmetro.

A sigla RBC, por outro lado, significa Rede Brasileira de Calibração, uma entidade que congrega laboratórios credenciados Inmetro, segundo as exigências da norma NBR ISO/IEC 17025.

No segundo caso, o laboratório usa uma cópia de qualidade desse laboratório, por isso, como o próprio nome já diz, é uma calibração rastreada, mediante documentos que comprovem a sua anuência e os métodos utilizados.

Como fazer a calibração dos instrumentos de medição

Outro detalhe importante é que a calibração dos instrumentos de medição é não apenas um fator preventivo – evitando acidentes, desperdícios e aumentando a vida útil do equipamento – mas também competitivo.

Com o aumento da concorrência gerado pela globalização, mais do que nunca a qualidade do produto final, a pontualidade e rapidez na entrega e o preço justo são essenciais para a competitividade da empresa no mercado.

Com a calibração dos instrumentos de medição o controle de qualidade é mais rígido, há menos retrabalho e/ou tempo ocioso na produção por conta de falha nos equipamentos, e é possível baratear o custo de produção, aumentando a margem de lucro ou reduzindo o valor final.

Para fazer a calibragem e alinhar sua empresa aos padrões de qualidade internacionais, basta entrar em contato com uma empresa de calibração consolidada no mercado e garantir a sua certificação. Não esqueça que a certificação através da calibração RBC ou rastreada é obrigatória para todas as empresas que tenham selo de qualidade ISO 9001 ou pretenda conseguir o selo aderindo ao programa.

Dessa forma você garante um bom posicionamento da sua marca no mercado e fica em pé de igualdade com a concorrência.

 

Quer saber mais sobre a calibragem ou calibração de instrumentos de medição e adequar sua empresa ao mercado? Entre em contato com a Normatec e esclareça qualquer dúvida com nossa equipe de especialistas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *