Qual a importância e as implicações de ter um certificado de calibração

Há ainda entre alguns gestores uma mentalidade antiga de uma suposta “economia” com a certificação de suas empresas. Essa prática, oriunda dos tempos em que os selos não existiam ou estavam em sua fase embrionária, na verdade pode carretar em custos bastante altos para a corporação, com prejuízos físicos e financeiros.

Por outro lado, um número crescente de empreendedores de todos os tamanhos e áreas têm compreendido a real importância do certificado de calibração e conquistado importantes posições no mercado. Por isso mesmo, os que ainda não se adequaram às normas de controle de qualidade, acabam perdendo espaço  para a concorrência, tanto em relação a fornecedores quanto ao consumidor final.

Veja agora qual a real importância de ter um certificado de calibração e como ele pode impactar positivamente nos seus negócios.

 

certificado de calibração

O que é o certificado de calibração

Antes de mais nada, é preciso compreender o que é um certificado de calibração. Ele é um documento oficial originado da calibração do instrumento e que só pode ser emitido por laboratórios que sejam reconhecidos e acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Todas as informações constantes nele devem estar em conformidade com a norma NBR ISO/IEC 17025.

O que muitos gestores não compreendem é que essa calibração é obrigatória nos instrumentos de medição, já que é considerada a única forma, oficial, de garantir o bom funcionamento do equipamento em algumas empresas. Entre aquelas em que a calibração é obrigatória estão as  certificadas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 Anvisa e Portarias Técnicas do Governo.

O certificado de calibração também é obrigatório para empresas que tenham produtos certificados na Anvisa ou no Inmetro; que forneçam produtos ou serviços para empresas certificadas nas normas citadas acima ou para grandes empresas ou autarquias, como Petrobras, Metrô, Vale do Rio Doce, Usiminas, Universidades Estaduais e Federais, etc; que façam inspeções de qualidade para grandes empresas, que realizem medições de Segurança do Trabalho, ou que forneçam para ramos onde a segurança seja um fator crítico, como aviação, farmacêutico, marítimo, automotivo, alimentício ou hospitalar por exemplo.

 

certificado de calibração

Para que serve o certificado de calibração

Independentemente do instrumento utilizado, os processos de medição estão sujeito aos chamados “erros de medição”, variações que podem ocorrer em qualquer equipamento devido aos materiais utilizados, ao processo de fabricação, às condições ambientais ou ao desgaste físico dos componentes mecânicos e eletrônicos. Os dados verificados, então, podem não corresponder à realidade, prejudicando a qualidade do serviço ou produto.

A calibração, que é um processo de ajustes e indicações de valores, visa definir se os resultados estão de acordo com os valores aplicados, em um primeiro momento, e estabelece uma relação para a obtenção de um resultado totalmente confiável, no segundo momento.

Portanto, não é porque o equipamento está funcionando que ele esteja calibrado, muito pelo contrário. Ele deve ser calibrado regularmente até porque seu próprio uso pode, com o tempo, interferir na sua medição. Dependendo do aparelho, ele deve ser calibrado todas as vezes antes de ser colocado em uso ou a intervalos regulares, seguindo a recomendação estipulada no manual do fabricante.

É bom ressaltar que o tempo de calibração varia de acordo com o equipamento, mas ela deve ser realizada apenas por empresas especializadas, com o devida autorização no Inmetro para emitir o certificado de calibração.

certificado de calibração

Quais os problemas de não ter uma certificado de calibração

O certificado de calibração é, então, o resultado da calibração, com informações sobre o procedimento e as condições de calibração. Não possuir um certificado de calibração pode incorrer em multa e até fechamento do negócio caso a empresa esteja entre as que têm obrigatoriedade do documento. a fiscalização costuma ser bastante rigorosa nesses casos.

Por outro lado, o certificado de calibração assegura, não apenas à própria empresa, mas também a fornecedores e clientes finais, que o produto ou serviço adquirido está dentro das normas previstas de fabricação. A empresa ganha em competitividade e consolida sua credibilidade no mercado.

O documento é, portanto, de suma importância também para o fechamento de negócios. Empresas que têm certificados de calibração emitido por entidades especialistas, independentes e neutras são mais facilmente aceitas pelas partes envolvidas em uma transação comercial ou no caso de alguma disputa.

certificado de calibração

Quer saber mais sobre  certificado de calibração? Ainda ficou alguma dúvida? Deixe sua sugestão aqui nos comentários!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *