5 benefícios da calibração em instrumentos de medição

A calibração de instrumentos de medição e de testes são considerados o coração de uma indústria – e, como todo órgão fundamental ao funcionamento de um organismo (no caso, organização), deve receber atenção especial.

Garantir seu perfeito funcionamento deve ser uma das principais preocupações de qualquer gestor, uma vez que problemas de medição podem acarretar em prejuízos das mais diversas ordem.

Para não comprometer a sustentabilidade da empresa e garantir o sucesso do negócio a calibração em instrumentos de medição deve ser feita regularmente e por pessoal especializado. Conheça agora alguns dos benefícios que essa prática traz para o seu empreendimento.

1 . Calibração em instrumentos de medição assegura a qualidade do produto

Quando um contrato ou encomenda de produto ou serviço é fechado com a sua empresa, com certeza o cliente espera que a qualidade do pedido seja estável, compatível com o que foi contratado.

No entanto, isso só é possível se os instrumentos de medição estiverem devidamente calibrados – caso contrário não há como assegurar que a fabricação responda aos critérios e padrões de qualidade estabelecidos previamente. A calibração em instrumentos de medição assegura as propriedades devidas ao item, evitando cancelamento do contrato ou a perda do cliente para a concorrência.

2. Evita desperdício de materiais

Da mesma forma, quando são definidas as especificações de um produto, são levados em consideração uma variedade de influências de incertezas com base no design do mesmo, assim como a quantidade de matéria-prima necessária para cada unidade ou quantidade.

Os equipamentos e instrumentos de medição são projetados para atender a essas especificações, mas podem ocorrer disfunções por conta do desgaste das peças devido ao uso, por exemplo. A calibração em instrumentos de medição evita o uso matéria-prima em quantidade inadequada, evitando desperdícios, por exemplo, e/ou o consequente retrabalho para aperfeiçoamento de lotes inteiros.

3. Redução do custo operacional

A confiabilidade aprimorada consequente da calibração em instrumentos de medição, portanto, também colabora com a redução do custo operacional. Além da economia de matéria-prima, o procedimento reduz o risco de peças quebradas ou mal reguladas que podem ocasionar mau funcionamento, quebra do equipamento e necessidade de substituição.

Evita-se assim, também, períodos ociosos na produção durante a manutenção corretiva ou troca de equipamento, gastos com turnos e funcionários extras para evitar o atraso na produção por causa do problema com o equipamento, por exemplo.

4. Mais segurança para a empresa e funcionários

Equipamentos mal calibrados podem ocasionar uma série de defeitos, desde pequenas desregulagens até rachaduras ou explosões causadas por excesso de pressão, por exemplo. Dessa forma, a calibração em instrumentos de medição melhora a segurança no trabalho, colaborando para a redução de acidentes que possam colocar em risco a integridade física dos funcionários e da própria empresa.

Da mesma forma há redução de custos também ao evitar indenizações e substituição de colaboradores em licença médica por exemplo.
Estabelecimento de um sistema de controle de qualidade

Instrumentos cuja calibração é rastreada e feita regularmente permitem que a empresa estabeleça um sistema de controle de qualidade e obtenção de certificações e selos. Dessa forma, ela melhora a sua competitividade frente à concorrência e melhora o acesso ao mercados mercados internacionais, por exemplo.

É bom ressaltar que a calibração deve ser realizada mesmo nos equipamentos não diretamente ligados à medição como os de controle do ambiente de trabalho ou de armazenamento de amostras. Nestes casos, eles devem ser devidamente calibrados antes de serem recolocados em serviço.

5. Evita erros futuros

Como a calibração é a comparação dos valores indicados no instrumento em relação a um padrão de referência, o certificado de calibração gerado relata qual o erro em comparação a esse padrão e  qual a incerteza de medição do método utilizado para realizar as medições. O processo, então, é necessário para eliminar os erros inerentes relacionados com a concepção e na montagem.

Assim, é possível minimizar o risco de ocorrência de erros futuros e garantir a qualidade da produção. Dessa forma, a calibração nos instrumentos de medição mantém o nível de desempenho das máquinas e auxilia nos requisitos de qualidade, mantendo estes dispositivos em constante disponibilidade.

Gostou desse conteúdo? E você, já utiliza os serviços de uma empresa especializada em calibração de instrumentos de medição? Compartilhe com a gente a sua experiência!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *